O nome é complicado, mas é fácil de entender, Transtorno do Processamento Auditivo Central, nada mais é do que um déficit no desenvolvimento das habilidades auditivas, ou seja, no processamento e interpretação do som.
”Mas então quem tem o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) não escuta?”
Mito! A pessoa com TPAC pode escutar normalmente, no entanto, apresenta dificuldades na hora de localizar o som, prestar atenção em um som e ignorar outros, discriminar um som do outro, memorizar sequência de sons, dentre outras coisas.
O transtorno do processamento auditivo central pode afetar pessoas em diferentes fases da vida, adultos e idosos também podem sofrer com TPAC.
A boa notícia é que estas dificuldades podem ser revertidas se forem estimuladas adequadamente, por meio de terapia fonoaudiológica. Essa ajuda chama-se Treinamento Auditivo.
Além do treinamento auditivo, é imprescindível que o fonoaudiólogo atue em conjunto com a equipe pedagógica para alcançar um bom prognóstico e melhorar o rendimento escolar da criança.
Por isso, é de suma importância que os pais de estudantes com TPAC informem a coordenação escolar sobre o diagnóstico e como isso pode afetar o processo de aprendizagem.
Reflexos do transtorno do processamento auditivo em escolares
Algumas mudanças simples podem ser feitas para tornar o ambiente escolar mais adequado para o aprendizado da criança com transtorno do processamento auditivo central:
A avaliação específica do processamento auditivo central é realizada por um fonoaudiólogo.
Devido à maturação do sistema auditivo só podem ser avaliados pessoas a partir de 6 anos.