Transtorno do Processamento Auditivo Central

O nome é complicado, mas é fácil de entender, Transtorno do Processamento Auditivo Central, nada mais é do que um déficit no desenvolvimento das habilidades auditivas, ou seja, no processamento e interpretação do som.

”Mas então quem tem o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) não escuta?”

Mito! A pessoa com TPAC pode escutar normalmente, no entanto, apresenta dificuldades na hora de localizar o som, prestar atenção em um som e ignorar outros, discriminar um som do outro, memorizar sequência de sons, dentre outras coisas.

 

 

Entenda o que é o Transtorno do Processamento Auditivo

   

 

Os principais sintomas que podemos observar na pessoa com TPAC são:

  1. Frequentemente o indivíduo com TPAC solicita para repetir o que foi dito, costuma falar (“o que?”, “hã?”) ou dizer “não entendi” repetidamente;
  2. Demora para escutar e/ou compreender o que foi dito;
  3. Desatenção e distração;
  4. Dificuldades de aprendizagem;
  5. Dificuldade em atender a ordens;
  6. Alterações na memória;
  7. Confusão ao narrar fatos;
  8. Agitação excessiva;
  9. Dificuldade no entendimento de piadas ou palavras de duplo sentido;
  10. Baixo rendimento escolar.

Somente crianças tem TPAC?

transtorno do processamento auditivo central pode afetar pessoas em diferentes fases da vida, adultos e idosos também podem sofrer com TPAC.

A boa notícia é que estas dificuldades podem ser revertidas se forem estimuladas adequadamente, por meio de terapia fonoaudiológica. Essa ajuda chama-se Treinamento Auditivo.

TPAC x Escola

Além do treinamento auditivo, é imprescindível que o fonoaudiólogo atue em conjunto com a equipe pedagógica para alcançar um bom prognóstico e melhorar o rendimento escolar da criança.

Por isso, é de suma importância que os pais de estudantes com TPAC informem a coordenação escolar sobre o diagnóstico e como isso pode afetar o processo de aprendizagem.

 

Reflexos do transtorno do processamento auditivo em escolares

Algumas mudanças simples podem ser feitas para tornar o ambiente escolar mais adequado para o aprendizado da criança com transtorno do processamento auditivo central:

  • Posicionar a criança entre as primeiras carteiras e longe das portas e janelas;
  • Adequar a acústica da sala de aula é muito importante, tanto para o aluno quanto para o professor. O uso de cortinas e tapetes pode auxiliar a absorver o som;
  • Pedir para que o professor questione sempre que possível se o aluno compreendeu o conteúdo, pedindo ao estudante que repita o que deve ser feito;
  • Antes de começar a falar ou passar alguma solicitação, você deve ganhar a atenção do indivíduo com TPAC, chamando pelo nome ou dando-lhe leves toques no ombro, a fim de garantir que ele esteja olhando para você quando estiver falando;

Como é realizado o diagnóstico de TPAC?

A avaliação específica do processamento auditivo central é realizada por um fonoaudiólogo.

Devido à maturação do sistema auditivo só podem ser avaliados pessoas a partir de 6 anos.

 

 

 

 

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