Um sistema para todos
O eSocial é um sistema válido para autônomos, celetistas, estatutários, avulsos, cooperados, estagiários e sem vínculo empregatício.
Aplicável a todos os trabalhadores, não importando o regime a que estão vinculados, todos têm suas informações registradas no sistema, de forma uniformizada.
Desse modo, o eSocial inaugura um grande banco de dados, muito mais seguro, administrado diretamente pelo Governo Federal.
Maior segurança para os empregados
Todos os empregados têm muito mais garantia com relação aos seus direitos trabalhistas.
É dever dos empregadores informar questões relevantes, como admissões, novos vínculos, depósito do FGTS, periculosidade, insalubridade, dentre outras obrigações.
O trabalhador, por sua vez, deve cobrar das empresas o cumprimento dessas atividades obrigatórias. Graças à transparência, os empregados podem acompanhar de perto todos os processos. Isso garante ao trabalhador que todos os seus direitos sejam respeitados.
Cálculos precisos
Através do sistema as empresas podem (e devem!) fazer o envio direto de diversas informações sobre os trabalhadores, de forma automatizada, unificada e cobrada pelo Governo Federal. Isso faz com que erros de cálculo sejam menos frequentes.
Otimização das políticas públicas
Vale a pena destacar que a sociedade deve agora cobrar ações mais efetivas.
Os benefícios previdenciários aos trabalhadores serão prestados de forma mais eficiente e com mais agilidade.
Geração de empregos
Como já abordamos em outro artigo, o eSocial criou muitas oportunidades no mercado de trabalho, aumentando a cartela de empregos para áreas como Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Contabilidade, entre outros.
Um sistema uniformizado de gerenciamento de informações relativas aos trabalhadores é capaz de trazer muito mais comodidade para todos.