eSocial e CTPS Digital: junção que veio para facilitar a vida do DP

As relações de trabalho já não são mais as mesmas há bastante tempo. Várias novidades surgiram, e continuam a surgir, para facilitar a vida dos dois lados: empregador e empregado.

Dois grandes exemplos disso são: a carteira de trabalho digital e o eSocial.

Os dois sistemas que já caminharam de maneiras distintas, hoje estão unificados. 

Essas novidades modernizam a relação empregatícia e facilitam o acesso às informações da carteira de trabalho. 

Desde 2019, as informações cadastradas pelo empregador no eSocial migram automaticamente para a carteira de trabalho digital do trabalhador. A CTPS Digital é alimentada com os dados informados pelos empregadores ao eSocial. 

Com isso, o DP não precisa preencher a carteira digital e muito menos a de papel, visto que, o sistema do Governo faz todo o processo de maneira automática.

Os registros efetuados pelo empregador no eSocial e em sistemas informatizados da CTPS Digital equivalem a todas as anotações relativas à CLT.

No entanto, alterações salariais, período de férias ou desligamento de funcionário não são exibidos na CTPS Digital imediatamente.

É preciso considerar o prazo de registro dessa informação no eSocial pelo empregador – em regra, até o dia 15 do mês seguinte à ocorrência para grande parte dos eventos, ou em 10 dias, para demissões

É essencial que o trabalhador acompanhe se tudo está correto, e caso encontre inconsistências, deve fazer uma solicitação para alteração dos dados.

Com a carteira digital e o eSocial, a relação de trabalho passa a ter mais segurança e facilidade, principalmente no caso de fiscalizações, uma vez que todos os dados ficam disponibilizados em uma plataforma digital.





Abrir WhatsApp
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?