Acompanhamento nutricional de idosos

Primeiro de tudo, vocês sabiam que o maior problema nutricional nos idosos, é a desnutrição?

Alguns dados indicam que ela pode afetar em média 22% dos idosos, manifestando-se como uma redução da massa muscular e óssea, resultando em um risco aumentado de fragilidade, diminuição da função cognitiva, diminuição da capacidade de autocuidado e aumentando o risco de tornar-se dependente de cuidados.

Durante o envelhecimento, o idoso passa por alterações fisiológicas como a diminuição da sensibilidade do paladar e do olfato e prejuízos na saúde bucal, além de alterações comportamentais como o isolamento, a solidão e a depressão.

Logo, com essas alterações, é comum que o idoso passe a comer menos e tudo contribui para uma diminuição do estado nutricional e um aumento do risco da desnutrição na terceira idade. Além disso, durante essa fase da vida algumas necessidades nutricionais são aumentadas quando comparadas a fase adulta, necessitando de maior atenção!

Portanto, é por esses motivos que o companhamento nutricional nessa fase da vida é essencial!

Por isso, as avaliações nutricionais e adequação de cardápio devem ser feitas regularmente, um bom exame físico com avaliação da massa e força muscular, uma maior atenção a sinais de nutrição inadequada e um aconselhamento dietético para o paciente e também familiares ou cuidadores é indispensável.

Então, se você, é idoso (possui mais de 60 anos) ou tem algum idoso na família que não possui acompanhamento nutricional? Vamos pensar sobre isso? Nutrição é prevenção! 🖤

Abrir WhatsApp
💬 Precisa de ajuda?