Não importa o tamanho da sua empresa: micro, pequena, média ou grande, a Saúde Ocupacional (SO) é obrigatória e fundamental. O setor, que visa a prevenção de problemas relacionados ao trabalho, é extremamente importante para evitar possíveis males físicos ou mentais ocasionados nos colaboradores, muitas vezes, pela rotina no ambiente de trabalho.
Por isso, é essencial que o profissional de Recursos Humanos (RH) tenha domínio dos aspectos e propósitos da Saúde Ocupacional, uma vez que a área busca melhorar a saúde e qualidade de vida de todos os funcionários.
A Saúde Ocupacional é a área focada na prevenção de doenças e acidentes de trabalho, buscando diariamente promover o bem estar físico e mental dos funcionários, através do cumprimento das normas e leis dos Ministérios e Secretarias.
É considerada um setor estratégico dentro das empresas e, por isso, o departamento de RH é ligado diretamente à SO, sendo ambos responsáveis pelas orientações, direcionamentos e cumprimento das recomendações.
A legislação brasileira é rigorosa e detalhista no que se refere à Saúde Ocupacional. Atualmente, existem inúmeros programas que visam a proteção do trabalhador, sendo baseados por Normas Regulamentadoras — também conhecidas como NRs, que regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e saúde do trabalhador — sendo eles:
Para um ambiente de trabalho seguro e salubre a todos os trabalhadores, independente do porte e ramo de atuação da empresa, a SO deve colocar em práticas todas essas disposições, diretrizes, requisitos e medidas gerais, sugeridas pela Secretaria do Trabalho (STRAB). Dessa forma, é possível trazer diversas vantagens, tanto para a empresa quanto para o trabalhador.
Além de evitar os riscos já existentes no ambiente de trabalho, a introdução de um programa de Saúde Ocupacional também é capaz de detectar possíveis novas ameaças e minimizar erros que possam ocorrer, gerando novas propostas de soluções.
Por isso, ter um núcleo de SO pode ajudar, tanto no crescimento saudável da empresa, como na propagação de uma imagem corporativa positiva para a sociedade em geral. E isso se torna algo muito importante, já que ao ocorrer uma situação que compromete a saúde ou o bem estar de um trabalhador, de alguma forma, a empresa pode ter conflitos judiciais por parte do funcionário afetado — situação que pode ser evitada por meio da SO.
Além disso, e talvez o mais importante, é que funcionários que estão em ambientes de trabalho mais engajados, motivados e produtivos, se sentem valorizados e, logo, precisam de menos recursos médicos e faltam menos, baixando também o índice de sinistralidade dos planos de saúde, fazendo com que a empresa tenha mensalidades e reajustes menores. Uma equipe com colaboradores saudáveis e satisfeitos reduzem o absenteísmo e melhoram a produtividade. Assim, tanto o trabalhador quanto o empregador ganham com a SO.
O núcleo de Recursos Humanos tem a missão de selecionar, treinar, integrar e desenvolver colaboradores, com a função de promover um clima agradável, onde a saúde e a qualidade de vida dos funcionários façam parte da cultura da empresa. O departamento vai muito além de admissão e demissão.
A empresa que possui um programa de Saúde Ocupacional planejado tem melhor condição de acompanhar seus resultados. Uma das vantagens desse acompanhamento é medir os indicadores de RH. Assim, a organização pode iniciar mudanças internas mais objetivas e eficazes.
A SO e a execução do RH focadas na saúde do trabalhador conseguem diminuir as faltas, doenças e atestados. Dessa forma, ter o RH e SO integrados faz com a empresa se desenvolva e tenha benefícios a longo prazo.
Para isso, o RH deve estar disposto a implementar ações, programas e campanhas de conscientização, pois muitos profissionais ainda não priorizam essas iniciativas. É interessante que a empresa adote essas iniciativas como permanentes.
Considerando que o foco de ambas as áreas é o bem estar do funcionário, existem alguns exemplos práticos passíveis de implementação em qualquer tipo de estrutura organizacional, sendo eles:
Apesar do trabalho remoto ser realizado no conforto de casa, ele exige que a empresa tenha precauções com relação a esta modalidade de trabalho. Segundo a Reforma Trabalhista, além de outras normativas, a instrução da equipe quanto às precauções para evitar doenças e acidentes de trabalho é fundamental, tendo como base a assinatura do termo de responsabilidade do empregado acerca das instruções fornecidas sobre Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
Isso porque o home office não possui uma legislação específica. Contudo, o artigo 6º da CLT diz que não há distinção entre o trabalho realizado no estabelecimento e o executado no domicílio, desde que esteja caracterizada a relação de emprego. Por isso, na pandemia este modelo foi muito adotado, visto a segurança, praticidade e flexibilidade do modelo, sendo criadas Medidas Provisórias para sua adesão.
É perceptível uma maior dificuldade de promover o bem estar dos funcionários com a distância. Com isso, se torna extremamente importante a criação de um plano direcionado à saúde dos colaboradores, que se encaixe à realidade remota e que auxilie os funcionários a trabalhar em home office sem exaustão e mais produtividade.
É comprovado que as empresas que investem na Saúde de seus colaboradores garantem a redução de absenteísmo e aumento da produtividade, sem contar com a qualidade de vida e bem estar do trabalhador. Por isso a Med Clinic, acredita na importância de promover ambientes de trabalhos mais seguros e saudáveis, esperamos que você compreenda os benefícios. Nossa equipe já está devidamente treinada e com sistemas enquadrados para cuidar e zelar pela saúde e bem estar de seus colaboradores. Para mais informações entre em contato conosco.